Atividades Complementares
Publicado: 26/10/2018 - 08:15
Última modificação: 23/05/2024 - 11:08
As atividades complementares são práticas acadêmicas apresentadas sob múltiplos formatos, que tem como objetivos: complementar a formação do estudante, considerando o currículo pedagógico vigente e a Lei de Diretrizes e Bases; ampliar o conhecimento teórico-prático do corpo discente com atividades extra-classe; fomentar a prática de trabalho em grupo; estimular as atividades de caráter solidário; bem como incentivar a tomada de iniciativa e o espírito empreendedor.
Estas atividades são de caráter científico, cultural e acadêmico, dentre as quais pode-se citar: seminários, apresentações, participação em eventos científicos, monitorias, projetos de ensino, ações de caráter científico, técnico, cultural e comunitário e oficinas.
A convalidação da atividade desenvolvida deverá ser solicitada diretamente ao Colegiado de Curso, pelo estudante, para a devida análise e consequente incorporação desse conteúdo ao seu histórico escolar. Para tanto, o estudante deverá apresentar ao Colegiado de Curso toda a documentação comprobatória de realização da referida atividade. Os procedimentos e normas relativas a realização das Atividades Complementares estão relacionados nas Normas Gerais do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações.
Para integralizar as Atividades Complementares, os estudantes deverão realizar atividades que totalizem 1200 pontos, o que corresponde à uma carga horária de 120 horas, respeitando o limite de pontos por atividade.
A Resolução COLCGETPM Nº 16, de 30 de novembro de 2023 é a resolução vigente que rege as atividades completares do curso de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações de Patos de Minas.
As categorias de atividades que podem ser validadas são brevemente apresentadas ANEXO I, as informações detalhadas estão na norma.
Instruções para Solicitação das Atividades Complementares
Abaixo seguem algumas oportunidades de realizar atividades extracurriculares no campus de Patos de Minas.