Monitoria (Telecom Patos)

A monitoria é uma atividade no qual o discente regularmente matriculado, realiza atividades em uma disciplina já cursada e auxilia com atendimento aos alunos.

As informações sobre a monitoria no curso de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações estão disponíveis na aba de monitorias.

As informações gerais sobre monitoria estão nesse site da UFU.

 

1. Como eu faço monitoria?  

Resposta: No início do semestre, até a 2ª semana de aula, os professores são consultados sobre o interesse em ofertar monitoria para suas disciplinas e é aberto um edital, para inscrição dos interessados. Esse edital é divulgado no site, na aba de monitorias, no grupo de WhatsApp e na lista de e-mails. É necessário concorrer com outros interessados, sendo classificado pela nota na respectiva disciplina. 

 

2. Tem bolsa?

Resposta: O quantitativo de bolsas é informado à coordenação a cada semestre. A coordenação aloca as bolsas nas disciplinas que possuem muita reprovação e/ou muitos alunos matriculados no respectivo semestre. As disciplinas que a monitoria é remunerada, são claramente indicadas no edital de cada semestre.

 

3. Posso acumular bolsas?

Resposta: Com exceção das bolsas de assistência estudantil (moradia/alimentação), não é permitido o acúmulo de bolsa (com IC, Extensão ou outras modalidades).

 

4. Como funciona a monitoria?

Resposta: De forma geral, é necessário ter 12 horas livres na semana, dentre as quais 6 horas devem ser obrigatoriamente para atendimento. O aluno deve ficar de plantão no local e horário acordado com o professor. As outras 6 horas geralmente são dedicadas para estudo, reuniões e outras atividades com o professor.

 

5. Como é gerado o certificado de monitoria?

Resposta: Ao final da monitoria, o aluno deve submeter o relatório final, dentro do prazo, e ter o aceite do orientador. Após esse processo, o certificado ficará disponível no portal do estudante. Para certificados anteriores à 2023, é necessário acessar o SISGRAD.

 

6. Por que eu ainda não recebi o pagamento da bolsa?

Resposta: A bolsa só é paga após o mês trabalhado, podendo cair na conta até o décimo dia do mês seguinte.  Portanto, de forma geral, a primeira bolsa é depositada em torno de 30 a 45 dias do início da monitoria.