O processo de equivalência entre disciplinas nada mais é que a solicitação para aproveitar uma disciplina cursada em outro curso ou em outra instituição, em substituição a uma disciplina do próprio curso.
Lembre sempre de conversar com o Coordenador de curso antes de cursar uma disciplina com objetivo de equivalência. É necessário ter a mesma carga horária e 80% da ementa da disciplina original.
Ainda, há um limite de 4 equivalências, para disciplinas cursadas externamente à UFU.
Os procedimentos para equivalência de disciplinas no curso de Eng. Eletrônica e de Telecomunicações estão disponíveis neste link.
1. Como eu sei se tem 80% da ementa?
Resposta: O coordenador avaliará ou perguntará ao professor da disciplina sobre a ementa. A palavra do coordenador é final sobre a equivalência.
2. Preciso achar uma disciplina igualzinha a que eu quero?
Resposta: Não necessariamente. Podem ser combinadas diversas disciplinas para atingir os requisitos, desde que as disciplinas não tenham sido usadas para outros fins (como horas complementares).
3. Fiz a disciplina e não ficou "verde" no meu histórico visual. O que aconteceu?
Resposta: As disciplinas não são aproveitadas automaticamente, é necessário fazer o procedimento para solicitar equivalência, conforme indicado neste link. Recomendamos fazer ao final de cada semestre, para estar com o histórico regularizado.
4. Quais documentos eu preciso solicitar na instituição que fiz uma disciplina equivalente para iniciar o processo de equivalência?
Resposta: É necessário o histórico (que deve conter os seus dados do colégio do ensino médio e o ano de conclusão), o plano de ensino da disciplina concluida, o cronograma de atividades e o contrato de serviço (se aplicável).