Colação Especial e Antecipação (Telecom Patos)

Colação de Grau é o ato oficial, público, solene e obrigatório promovido pela UFU, em que se celebra a concessão de título obtido pelo estudante por haver integralizado o currículo do curso de graduação.

Para evitar transtornos, é necessário que o discente acompanhe as anotações na capa do histórico, pois todas as pendências são registradas lá. Também é possível gerar o ofício de pendência pelo Portal do Estudante.

Existem três possibilidades de agendamento de colação de grau: Colação de grau unificada (oficial), Colação de Grau Especial e a Colação de Grau Especial Antecipada.

1. O que é e quais os tipos de colação de grau especial?

Resposta:

Colação de grau especial de acordo com o calendário: é quando o aluno concluí o curso antes do tempo ou quando não confirma a participação da colação de grau oficial. Essa colação é realizada de acordo com datas estipuladas no calendário acadêmico.

Colação de grau especial com justificativa (Colação Antecipada): pode ocorrer a qualquer tempo, independente do calendário acadêmico, desde que seja apresentado pelo aluno na hora da solicitação justificativa comprovada dessa necessidade. Ex: Aprovação em mestrado, aprovação em concurso, contratações que exijam a conclusão do curso.

2. Como solicitar a colação de grau especial?

Resposta: A colação de grau especial (e a antecipada) é solicitada através do portal do aluno. É necessário anexar a solicitação formal e um documento que comprove a urgência (carta da empresa condicionando a contratação, lista de arovação na pós, etc.). Se necessário, una os diversos PDFs em um único arquivo.

Importante! A opção aparece somente após a integralização total da carga horária.

3. Quais os documentos devem ser apresentados a coordenação?

Resposta: os documentos a serem apresentados são os mesmo para todas as colações. O aluno deve ter integralização toda a carga horária, não possuir pendência acadêmica de estágio supervisionado, estar regular nas bibliotecas UFU e UNIPAM, ter lançado o seu PFCII – Projeto de Final de Curso II no repositório UFU, não possuir pendência documental.