Acontece

UFU sedia etapa inédita da Olimpíada de Robótica e impulsiona Uberlândia como polo de inovação

A menos de três semanas do evento, cresce a expectativa para a primeira fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica no Triângulo Mineiro. A competição, que acontece em 9 de agosto, é um marco para a educação tecnológica na região.
por Lorenna Aparecida da Silva Blanco
Publicado: 28/07/2025 - 10:48
Última modificação: 16/10/2025 - 17:00

O futuro da tecnologia tem um encontro marcado em Uberlândia. No próximo dia 9 de agosto, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se tornará o palco da esperada Etapa Regional do Triângulo Mineiro da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025. A iniciativa inédita, organizada pelos laboratórios de Automação, Sistemas Eletrônicos e Controle (LASEC) e o de Mobilidade Automobilística e Urbana (LAMAU) da Faculdade de Engenharia Elétrica, não apenas insere a cidade no circuito da maior competição de robótica da América Latina, mas também cria um polo de desenvolvimento para jovens talentos da região.

Este é um momento histórico, preenchendo uma lacuna que por anos deixou estudantes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba distantes das fases regionais do torneio. A realização do evento na UFU reforça o papel da universidade como um motor de ciência e inovação, conectando o ambiente acadêmico com estudantes do ensino fundamental e médio.

Do resgate ao palco

Os competidores não terão uma tarefa fácil, pois as modalidades práticas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) testam tanto o raciocínio lógico quanto a criatividade. Na Robótica de Resgate, o desafio é puramente técnico e exige autonomia total do equipamento. "O robô deve operar de forma totalmente autônoma, percorrendo uma pista, entrando em uma área chamada sala de resgate e (...) precisa identificar, coletar essas bolinhas e colocá-las nas áreas corretas. A pista também apresenta diversos desafios, como rampas, lombadas, gangorras e obstáculos", detalha a coordenadora do evento, Gabriela Vieira Lima.

Em contrapartida, a modalidade de Robótica Artística abre espaço para o show, onde a tecnologia encontra a arte. "A equipe, junto com seus robôs, realiza uma apresentação em um palco para três jurados. Essa apresentação pode ser um teatro, uma dança, um número de mágica, um show de comédia, entre outras possibilidades", afirma Gabriela. 

Confira abaixo a relação de equipes participantes:

A disputa pelas vagas na próxima fase

As equipes que se destacarem em Uberlândia avançam para a etapa estadual em Montes Claros (agendada para o dia 23 de agosto) e mantêm vivo o sonho de competir na final nacional em outubro (13 a 19/10). Para o público, o evento é uma oportunidade gratuita de ver de perto o incrível potencial dos jovens da região e prestigiar o futuro da ciência e da tecnologia que está sendo construído aqui.

Segundo a coordenadora Gabriela Vieira Lima, a seleção das equipes para avançar na competição é rigorosa. "Em categorias com muitas equipes inscritas, será realizada uma competição com classificação por pontuação, e apenas as equipes com melhor desempenho seguirão para a etapa estadual", explica. 

Serviço: OBR 2025 - Etapa Regional em Uberlândia

  • O quê: Etapa Regional Triângulo Mineiro – Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
  • Quando: 9 de agosto de 2025 (sábado), durante todo o dia.
  • Onde: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Santa Mônica, Av. João Naves de Ávila, 2121, Bairro Santa Mônica, Uberlândia/MG.
  • Acesso: Evento gratuito e aberto ao público para prestigiar

Por: Cristiano Alvarenga, via COMUNICA UFU.